domingo, 27 de maio de 2012

Já são conhecidos os 6 finalistas 

A Emotion recebeu este sábado, dia 26, a 3ª e última semi-final dos Novos Talentos DJ 2012, onde eram escolhidos os 2 últimos djs para a grande final de 23 de Junho. E esta 3ª semi-final foi de longe a melhor das 3 efectuadas, com qualquer um dos 5 candidatos a merecer chegar à final do evento.
Missão ingrata para o júri, com grande "trabalho" para conseguir "escolher" os 2 melhores, se é que houve algum que se tenha superiorizado em relação aos restantes. Mas vamos ao habitual relatório técnico:

André C aka André Correia, de Bugalhos/Alcanena, teve a ingrata missão de "abrir" a noite, mas não se intimidou e arrancou um excelente set, com 30 minutos de grande nível, apenas com uma mistura "queimada". Em relação à sua prestação na fase das eliminatórias, André C esteve vários furos acima e se conseguir melhorar a sua presença e postura na cabine, temos dj, já que tecnicamente (e a tocar em modo Old-School), não há grandes reparos a fazer. Não chegou à final, mas andou lá perto. 

João M. Carmo aka Pal-Pluz foi o 2º a "misturar", com sonoridades Tech-House. Um dos casos mas difíceis de avaliar da noite, uma vez que, mesmo tendo registados 2 ou 3 desacertos, acabou por ser, tecnicamente, o melhor a tirar proveito da mesa. Um único defeito a apontar; o acerto das misturas no "ar", ou seja com os 2 cursores em cima. Se num set normal isso não é problema, em 30 minutos de prova, a questão é diferente. Ficou em 3º a apenas meia décima do 2º e talvez também merecesse a final.  Mas só havia lugar para 2.

Tiago Silva aka Dj TFS, dos Soudos, foi o 3º a actuar, com a sua habitual energia e presença na cabine em grande nível. Ambientes Electro, electro-house e dub-step, em modo digital, mas com vinil.
Embora 2 ou 3 pontos abaixo do que tinha feito nas eliminatórias (porventura e até agora a melhor prova de todo o evento), TFS acabou por chegar ao 1º lugar desta semi-final graças ao "pacote" completo: espectáculo, originalidade do set e votação do público, sendo de longe o mais votado, com uma enorme diferença e relação  aos restantes concorrentes.

Joel Baptista aka JBK, de Tomar, um dos favoritos à partida para esta semi-final, acabou por fazer uma prova um pouco abaixo das suas qualidades reconhecidas. Tinha estado bem mais inspirado nas eliminatórias; o próprio o reconheceu no final da sua prestação. Tecnicamente em bom nível, mas faltou o resto. Tocou em Old-Schol. Apesar de não chegado à final, é provavelmente um dos djs com mais sentido de pista (no que diz respeito ao som comercial).

E para o fim, ficou Tiago Sousa aka Dj Trux. Som demolidor, drum´n´bass e dub-step de grande qualidade, puro-e-duro. Se é verdade que acabou por não efectuar grandes acertos de bpm, devido ao "tipo" de música que rodou, também não deixa de ser um facto que as misturas foram todas de excelente qualidade, independentemente da sua opção sonora. Está na final do concurso e está de parabéns. 

E estão assim escolhidos os 6 candidatos que vão marcar presença na final do evento, no próximo dia 23 de Junho.