domingo, 24 de junho de 2012

All Mighties - 1 Ano  de Música 

Novos Talentos Dj 2012 
Uma final de grande nível

Chegou ao fim a edição 2012 dos Novos Talentos Dj da Emotion, com uma final de grande nível, como de resto já se esperava perante a qualidade dos finalistas.
E Tiago Silva aka Dj T.F.S. foi o grande vencedor da edição deste ano, batendo por margem ligeira o 2º da noite, João Reis aka Dj Fyllts. Os restantes djs acabaram na 3ª posição, atitude assumida pelo júri do evento, face à qualidade das provas realizadas. 
Pela 1ª vez, o evento registou a presença de 6 djs na final, com um claro confronto - Old School vs. Software Digital. Mas vamos então ao relatório técnico desta final:

Rui Moita aka Djay Soul foi, por sorteio, o 1º a actuar nesta final. Em modo Old-School, efectuou um bom set, com boas misturas e um acerto correto de BPM´s. Talvez tenha arriscado pouco, o que acabou por ser factor decisivo para o seu 3º lugar final. O facto de ter sido o primeiro a "tocar" teve igualmente um grande peso para a pouca adesão do público presente. 

André Gonçalves aka Dj Dre, foi o senhor que se seguiu, com um set electro/dub-step agressivo e bem executado, com a utilização de Software Digital. Pareceu-nos no entanto menos inspirado que em anteriores prestações, factor que acabou por prejudicar a sua classificação final acabando também em 3º lugar. Mesmo assim, foi um dos djs que esteve perto da decisão do título. 

João Reis aka Dj Fyllts, foi o 3º da noite, em modo Old-School e, tecnicamente, aquele que nos pareceu o mais elaborado. Porquê??? Faz à "moda antiga" aquilo que muitos não conseguem fazer com o PC/SYNC. 
O facto de ter feito um set muito idêntico ao das meias-finais, de ter "tocado" poucos temas e ter tido pouca votação popular, fez-lhe perder o 1º lugar, o que mesmo para alguns membros do júri, foi considerado injusto. Mas como a maioria manda, acabou por ser 2º e perder por muito pouco o título de Novo Talento Dj 2012. 

Tiago Sousa aka Dj Trux, foi o 4º a actuar, com um set 100% Drum´n´Bass, o que acabou por prejudicar a sua pontuação final. O júri considerou o seu set muito bom, com boas misturas, grande festa, mas demasiado linear em termos sonoros. Foi também o que passou mais músicas. Mas como tocou com o "sync" ligado, foi factor decisivo para ficar apenas com o 3º lugar. 

José Pedro Sousa aka Dj Putsouza foi o 5º da noite. Com 30 minutos preenchidos com os Hits do momento conseguiu agarrar o público presente, depois da avalanche de som do candidato anterior, algo que nos pareceu muito positivo. É um dos djs "comerciais" com maior sentido de pista mas terá arriscado pouco nesta final, situação que o prejudicou perante o júri. Ficou também em 3º lugar. 

Tiago Silva aka Dj TFS, foi o último da noite mas. . . .  acabou em primeiro. Depois de ter surpreendido nas eliminatórias, acabou por fazer uma final de grande nível e que lhe valeu o 1º lugar. Com Software Digital Traktor, mas a tocar com vinil e sem "Sync", TFS fez uma prova de grande qualidade, o mais original em termos musicais, grande interacção com o público e o mais votado pelo público. Foi também um dos que "mixou" mais músicas. Face a este conjunto de factores, foi considerado o NOVO TALENTO DJ 2012 EMOTION, título que fica bem entregue. 

No fechar do pano sobre esta edição 2012, resta agradecer não só aos parceiros do evento, mas também a todos os djs que participaram nesta 2ª edição e claro, aos elementos que nesta final integraram o júri; MAU, Ricky Teixeira, Luís Godinho/Lovemakers e Filipe Abreu da Agência All Mighties, além claro do membros fixos; Cláudio Gomes e Jorge Branco aka Dj White. 
Até à próxima edição. . . .